Tecnologia do Blogger.
Beleza Moda DIY Vídeos Compras Viagens Receitas Famosos Unhas Decoração Resenha Outros

Higiene íntima: um cuidado especial com você mesma.



Olá meninas!

Hoje vou falar sobre higiene da mulher. Tenho escrito textos relacionados a assuntos variados, mas pensando que este blog é um instrumento direcionado às mais variadas faixas etárias, me dei conta de que ainda não escrevi  nada direcionado ao público adolescente, e convenhamos que essa é a fase em que existem mais dúvidas e receios do que qualquer outra.

Assim como qualquer outra rotina de cuidados pessoais, a higiene íntima deve ser uma tarefa diária. Esses cuidados evitam odores, previnem infecções e outros tipos de doenças, promovendo assim, maior saúde, bem estar e segurança.

A região íntima tem, naturalmente, uma proteção que evita a proliferação de fungos e bactérias, porém, se não houver uma higiene adequada, não é possível manter um nível de saúde satisfatório.


Apesar de parecer uma prática comum e de conhecimento geral, muitas adolescentes e mulheres adultas também, acham esses cuidados desnecessários ou evitam esse contato por sentirem vergonha em se tocar.  
Bom, com todo o respeito às crenças e restrições da cada uma, mas essa é uma prática fundamental que assegura sua saúde global, e que está intimamente ligada à sua autoestima. fator que provavelmente vai interferir na maneira como você interage com um namorado e futuro parceiro sexual.
Então vamos lá!

  1. Recomenda-se que a higiene deve ser realizada 3 vezes ao dia, com água e sabonete adequado, manipulado pelos dedos. Não é bom usar esponjas ou cotonetes, pois eles podem armazenar bactérias ou ferir a pele, por sua aspereza.
   
 2. O sabonete deve ser próprio para a região íntima feminina. Esses produtos possuem substâncias específicas para o equilíbrio da região íntima, evitando a proliferação de fungos e bactérias. Dê preferência a sabonetes que contenham ácido láctico e NÃO use sabonetes bactericidas, pois algumas bactérias em nosso corpo também são importantes. 
Escolha sabonetes líquidos, pois a embalagem ajuda a guardá-los de forma a prevenir uma contaminação e evita que outras pessoas manipulem um produto que deve ser de uso pessoal.

3. Para quem passa muito tempo fora de casa e às vezes precisa usar banheiros frequentados por outras pessoas, é interessante o uso de lenços umedecidos. Prefira os sem perfume para não correr o risco de desenvolver alergias. Desse modo é possível retirar resíduos que podem acumular ao longo do dia. Mas cuidado com o excesso mais uma vez!
  4. Mesmo os seios merecem cuidados especiais. Deve-se lavar e secar muito bem para que não haja acúmulo de resíduos, evitando assim, odores indesejáveis. cuidados redobrados para quem amamenta.
 Essa dica vale para o corpo todo na verdade.

5. A troca de absorventes deve ocorrer de acordo com o fluxo menstrual da mulher. Algumas têm um fluxo mais intenso, necessitando trocar o absorvente mais vezes durante o dia (alguns especialistas recomendam que essa troca seja feita de hora em hora). Outras têm um fluxo mais moderado, mas mesmo assim, a recomendação é que o absorvente seja trocado toda vez que você sentir necessidade, mantendo-se confortável e segura

* O uso de absorventes internos deve ocorrer somente em situações específicas, como um passeio à praia ou piscina, por exemplo. O uso constante pode provocar alergias e propiciar infecções em alguns casos.

6. A depilação também é uma parte importante dos cuidados com a higiene (tanto masculina, quanto feminina). Não é só uma questão de estética! O excesso de pelos acumula secreções e resíduos, propiciando infecções e odores desagradáveis na região vaginal e nas axilas - especificamente. O método da depilação, fica à escolha de cada uma. Pode ser creme, lâmina, cera, laser, enfim... Mas manter os pelos aparados é fundamental nos cuidados com o corpo. Os pelos pubianos garantem maior proteção à mulher. Para aquelas que tem a região muito sensível, não é recomendada a remoção total dos pelos, pois aumenta a propensão á irritações e futuras infecções, mas algumas mulheres preferem essa opção. Aí fica a critério de cada uma.

    7. Bom, não adianta nada tomar todos esses cuidados com o corpo, se essa mesma atenção não é dada às peças de roupa não é?
Calcinhas e sutiãs merecem bastante atenção, pois quando bem cuidados, ajudam a manter a saúde da região íntima. Por isso, é preciso atenção aos produtos usados para lavar as roupas, seque-as sempre ao sol e passe à ferro antes de usar.  Jamais lave com sabonete e pendure no banheiro! Você está pedindo uma infecção desse jeito.
Outra preocupação que deve existir é com o tecido das peças! Procure tecidos confortáveis e que permitam transpiração, como o algodão. Não saia desfilando com lingerie de renda para cima e para baixo, como se estivesse pronta para um encontro o tempo todo.

8. Em dias quentes dê preferência para saias e vestidos, ou se você não curte muito esse estilo, use calças mais leves e largas. E no caso de sutiãs, cuidado com o excesso de compressão! Você pode querer modelar os seios e tal, mas não precisa produzir um hematoma por isso né?! Isso vale para calças (especialmente as jeans) também.



 10. Mesmo com esses cuidados, é possível que você desenvolva uma infecção. Nesse caso, os sintomas são: corrimento intenso, de cor amarelada ou esverdeada, odor desagradável, coceira, ador e muitas vezes, manchas brancas na calcinha ou na vulva.

* Corrimento não é normal, mas secreção vaginal sim. A secreção, não tem cheiro, não provoca coceira, não provoca ardor, tem uma aparência meio esbranquiçada e transparente (parece uma clara de ovo) e pode ocorrer durante todo o mês, se intensificando nos dias próximos à ovulação.

As dicas acima já diminuem muito as possibilidades de você desenvolver uma infecção ou outra doença, mas é provável que isso algum dia aconteça. Não precisa se envergonhar, isso é natural e toda mulher já passou ou vai passar por isso. Então, procure um ginecologista com que você se sinta à vontade, tire suas dúvidas e explique o que se passa com você. Uma infecção é um problema facilmente resolvido com cuidados diários, pomadas, etc, mas se não receber a atenção adequada, pode propiciar problemas mais sérios!
A higiene íntima é um dos princípios básicos da saúde! Valorize-se e cuide-se. Ninguém vai fazer isso tão bem quanto você mesma!
Beleza outros


0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário!

Recanto das Musas Copyright © 2015 - Todos os Direitos Reservados